07/12/2009 - Vereadores participam do encerramento de Curso para formação de pescadores através da Marinha do Brasil

Uma pareceria entre a Marinha do Brasil e Colônia de Pesca Z5 de Presidente Olegário e Três Marias possibilitaram a participação de 25 pescadores no Curso de Formação de Aquaviários ministrado pela Marinha, por intermédio da Capitania Fluvial do São Francisco – Pirapora.

De acordo com o Capitão Marcelo Silbelino, a Marinha do Brasil disponibiliza este curso para a profissionalização dos pescadores, sendo que não se consideram marinheiros de carreira. O curso tem duração de uma semana, tendo iniciado na segunda dia 30 de novembro com término na sexta 4 de dezembro, quando receberam seus certificados para os formandos aprovados na avaliação teórica e prática.

Com duração de 40 horas, o curso tem o objetivo de profissionalizar o pescador, oferecendo conhecimentos técnicos sobre salvaguarda da vida no rio, prevenção de acidentes e preservação do meio ambiente.

“Na conclusão do curso, os participantes recebem a Carteira de Pesca, emitida pela Marinha, e ficam habilitados a pescar em qualquer área da costa brasileira e a trabalhar para grandes empresas”, explica o Capitão Marcelo Silbelino, coordenador do curso em Presidente Olegário.

De acordo com o vereador César do Chiboca que também pertence à Colônia de Pesca, com a conclusão do curso, 20% dos 120 pescadores que atuam na cidade conquistarão a carteira profissional.

“Participando do curso, nossos pescadores podem comprovar o exercício profissional por intermédio da carteira e recebem noções de segurança”, disse César do Chiboca.

Segundo César do Chiboca a meta da colônia é profissionalizar os seus associados através da parceria com a Marinha do Brasil.

Na sexta-feira, dia 4, no encerramento do curso, no Rotary Clube diversas autoridades participaram da solenidade entre elas a Presidente da Câmara Zélia Queiroz, o vereador César do Chiboca, o prefeito Lico, Júlio dos Reis Pereira representando o IEF e Marcos Aurélio representante da Colônia de Três Marias, familiares dos formandos juntamente com os ministradores do curso Capitão Marcelo Silbelino, Sargentos Santana, Baraúna, Juscemar, Dário e o Cabo Gomes. O pescador Maurício “Marreco” foi o aluno destaque do curso.

Foto – Formandos e autoridades (IRIS Fotografias)