Notícias

06/08/2010 - Romeiros encontraram melhores estruturas em Andrequicé

Como fazem há mais de 100 anos, fiéis católicos de Presidente Olegário e de outras cidades de Minas Gerais e do país peregrinaram para Andrequicé no dia dedicado à Nossa Senhora da Abadia (15 de agosto). O Santuário do povoado no município de Presidente Olegário recebe mais de 40 mil pessoas, de acordo com estimativas dos organizadores. Padres Edgar Caixeta e Zé Ricardo da Paróquia Santa Rita de Presidente Olegário e diversos Padres da Diocese de Patos de Minas atenderam os fiéis e, no Santuário de Nossa Senhora da Abadia. A festa que começou no dia 1º de agosto se estende até o dia 15 de agosto, Dia de Nossa Senhora da Abadia.

Neste final semana e no próximo a movimentação se intensifica. Neste sábado (7) sai de Presidente Olegário a tradicional cavalgada e no domingo (8) os carreiros fazem a peregrinação com os carros de bois. Desde do mês de julho romeiros do município e da região já estão fazendo a peregrinação a pé.

Melhorias

Os romeiros que fazem a peregrinação passando pelo Cricó terão um melhor atendimento foi construído um Ponto de Apoio em frente à propriedade do Senhor Baldino e o Senhor Sérgio. O ponto de apoio conta com trabalhos voluntários da população e de profissionais de saúde da Prefeitura Municipal. O mesmo acontece no Ponto de Apoio na sede do povoado.

Outras melhorias este ano no atendimento a saúde é que a Prefeitura Municipal esta terminando a construção de um Posto de Saúde para atender os romeiros. Segundo o prefeito Tião Bento, estão sendo investidos mais de R$ 150 mil na construção e equipamentos para suprir as necessidades no atendimento que era feito num posto antigo que não tinha nenhum conforto nem para os profissionais e muito menos para os romeiros.

Os romeiros que visitarem Andrequicé também perceberam outra melhoria que é o asfaltamento de diversas ruas no povoado. A Prefeitura de Presidente Olegário está investindo mais de R$ 350 mil para pavimentar quase 2 km no povoado, acabando sensivelmente com a poeira que atormenta os romeiros que acampam durante a Festa de Nossa Senhora da Abadia. O asfalto fica pronto na próxima semana.

Segurança

Polícia Militar do 2º Pelotão PM, comandada pelo Tenente Diomásio é responsável pela segurança dos romeiros em Andrequicé. Apesar da grande participação de populares em Andrequicé, o registro de ocorrência é pequeno. Os principais fatos registrados são pequenos furtos. A Polícia Militar alerta aos romeiros para ter muita atenção com seus pertences principalmente nas barracas de acampamento.