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04/04/2011 - Processo de escolha de novos diretores e vice das escolas estaduais começa nesta segunda-feira

O processo para a escolha dos novos diretores e vice-diretores das escolas estaduais começa este mês. O cronograma já foi definido e a previsão é de que os nomes dos vencedores sejam divulgados em junho.

No dia 23 de março foi publicada uma resolução que define critérios e condições para o processo de escolha e ainda estabelece um cronograma. A partir desta segunda-feira 04 de abril, começam a ser formadas as comissões organizadoras do processo em cada comunidade escolar e, de acordo com o cronograma, os nomes dos indicados em cada escola serão conhecidos no início de junho.

O processo de indicação para os cargos de diretores e as funções de vice-diretores acontece em todas as 3808 escolas de Minas este ano. A resolução, que determina os critérios para o processo, foi estabelecida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), que consultou sindicatos da área.

No município de Presidente Olegário serão escolhidos os diretores da Escolas Estaduais Tonico Batista, Farnese Maciel, Padre José André e CESEC Tancredo Neves. Também será escolhido diretor na Escola Estadual de Ponte Firme (Distrito de Ponte Firme) e Escola Estadual Presidente Vargas (Distrito de Galena).

O processo de indicação envolve profissionais da educação, pais e alunos. A comunidade escolar se organiza para votar e indicar a chapa que julga apta para assumir a gestão da escola. De acordo com os critérios estabelecidos em resolução, os profissionais em exercício na escola, membros da comunidade escolar atendida e representantes do corpo estudantil têm direito a voto no processo. Feita a indicação, a SEE submete os nomes ao governador do Estado, que autorizará a nomeação dos diretores.

Podem se candidatar ao cargo de diretor e às funções de vice-diretores de escola, professores ou especialistas de educação básica que possuam cargo efetivo, efetivado ou de função pública estável. No caso de diretor, os servidores devem ter sido aprovados no exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar, realizado pela SEE em 2007 ou 2010. Os servidores devem ainda respeitar outros pré-requisitos listados na resolução, como possuir curso de licenciatura plena ou equivalente, ter obtido pontuação igual ou superior a 70% na última Avaliação de Desempenho na parte qualitativa, entre outros critérios.

Veja na integra a resolução
resolucao-see-no-1812-2011
Fonte: Secretaria de Estado da Educação e megaminas.com