26/12/2010 - Presidente Olegário recebe prêmios por destaque no Minas Olímpica Nova Geração.

O secretário de Estado e Esportes e da Juventude, Alberto Rodrigues, e o secretário-adjunto Rogério Romero entregaram neste mês de dezembro, um kit de materiais esportivos, composto por bolas de futebol campo, de futsal, de vôlei, de basquete, cordas, colchonetes, bambolês, petecas, coletes de nylon, rede de futebol e rede de vôlei, para os núcleos do programa Minas Olímpica Nova Geração de Vazante, Bom Despacho, São Gonçalo do Sapucaí, Presidente Olegário, Jequitinhonha, Arinos (II), Açucena, Alterosa, Turvolândia e Itanhandú.

Os núcleos foram premiados por terem sido os dez melhores colocados em avaliação procedida pela Diretoria de Esporte Comunitário (DEC), que elaborou critérios para avaliar o desempenho dos núcleos do Programa Minas Olímpica Nova Geração.

Parabenizando os 16 prefeitos entre eles o prefeito Lico de Presidente Olegário que foi representado pelo Chefe de Esportes Hamilton Amorim e representantes dos municípios participantes da solenidade, o secretário Alberto Rodrigues destacou a importância da prática esportiva no desenvolvimento dos jovens. “Hoje, infelizmente, as drogas estão aí, e o seu combate exige ações como esta e do compromisso de todos com o seu desenvolvimento”, avaliou o secretário. “Precisamos sensibilizar os outros prefeitos para que possamos expandir o programa em quantidade e qualidade”, completou o secretário-adjunto Rogério Romero.

Critérios
Criada com o intuito de aperfeiçoar o monitoramento do programa, a avaliação levou em consideração a atualização constante do SIGE, a nota final na avaliação de coordenadores, a participação na qualificação básica, a participação na qualificação regionalizada, a participação nas videoconferências mensais, o desempenho na supervisão in loco, a participação nas três fases da avaliação de impacto, o envio de atividades para o Caderno de Boas Práticas, o cadastro no Pratica Minas, a criação de perfil seguindo o @novageracao_mg no twitter e o envio de notícias do programa para o site da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude. O somatório dos critérios considerados totaliza 130 pontos.

Na avaliação geral, os dez núcleos que melhor executaram o Programa em 2009 e 2010 foram Vazante, com 126,5 pontos, Bom Despacho, com 125,89 pontos, São Gonçalo do Sapucaí, com 124 pontos, Presidente Olegário, com 123,33 pontos, Jequitinhonha, com 122,25 pontos, Arinos (II), com 122,16 pontos, Açucena, com 122,08 pontos, Alterosa, com 121,83 pontos, Turvolândia, com 121,66 pontos, e Itanhandú, com 120,83 pontos.

Nova Geração
O Minas Olímpica Nova Geração é um programa de inserção social de jovens através do esporte, visando torná-los socialmente menos vulneráveis, colaborando para sua formação integral e sua participação em vivências esportivas, pedagógicas, lúdicas, de promoção à sua saúde e complementação nutricional. Em 2009/2010 foram totalizados 243 núcleos em 224 municípios, que beneficiam 25.525 crianças e adolescentes. Fonte: Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude – http://www.esportes.mg.gov.br

Na foto
O Secretário de Estado e Esportes Alberto Rodrigues e o Chefe de Esportes de Presidente Olegário Hamilton Amorim