23/09/2010 - Presidente Olegário agora tem educação federal e gratuita

As aulas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro – Campus Paracatu – começaram na sexta-feira, dia 17 de setembro. A aula inaugural com 120 alunos aconteceu no Pólo de Presidente Olegário, que funciona na Escola Municipal Carmem Celina, os alunos serão profissionalizados nos cursos de Serviço Público, Administração Empresarial e Secretariado.

O prefeito, Januário José Pinheiro “Lico” disse que o início das aulas no Pólo de Presidente Olegário é uma conquista do município que se uniu e se empenhou para trazer a educação federal e gratuita para perto dos moradores de Presidente Olegário.

Desejou sucesso a todos os envolvidos, especialmente aos professores e aos alunos. “Esta nova caminhada, cheia de perspectivas na busca de oportunidades – que é o que o governo municipal visa oferecer – é um ciclo que melhorará a vida de muita gente. Quem tem determinação consegue alcançar os seus objetivos” salientou Lico.

A Secretária Municipal de Educação, Laura Beltrão, falou em nome do setor educacional. Relembrou todas as etapas para se chegar a este, que considera um momento histórico. “Se não fossem o empenho da primeira dama “Lia” e sua filha Ideliza, e se não houvesse o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, hoje não teríamos o que comemorar” destacou a Secretária.

O Presidente da Câmara Ronaldo Gustavo aproveitou a ocasião para agradecer o empenho de todos para concretizar o Pólo do Ifet no município. “Estou muito animado. Esse é um tipo de educação que abre as portas do mercado de trabalho, que hoje precisa ser ampliado em Presidente Olegário”, destacou Ronaldo Gustavo.

Para Ronaldo Gustavo a instituição de ensino vai permitir muito mais que educação técnica, sendo um espaço para formação de cidadão preparado para a sociedade contemporânea. “Valeu acreditar, agora temos condições de oferecer educação pública federal de qualidade”, apontou Ronaldo. De acordo com ele, o início das aulas do Ifet representa um grande salto de desenvolvimento para o município.

Também participaram da aula inaugural: o vice-prefeito Tião Bento, o Coordenador do Pólo de Presidente Olegário Roberto Queiroz, os vereadores César do Chiboca, Geraldo Professor, Foguinho e Zélia Queiroz, a Superintendente de Ensino Susie, secretários municipais e populares.

Os cursos, com duração de 2 anos, são oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM Campus Paracatu, em parceria com Instituto Federal do Paraná e são reconhecidos pelo MEC. As aulas serão transmitidas via satélite durante os encontros presenciais semanais no pólo credenciado de Presidente Olegário, o curso é gratuito.