21/10/2011 - Natal José Fernandes recebe Medalha Desembargador Hélio Costa

Escrivão do Cartório do Distrito de Galena, por 48 anos, prefeito de Presidente Olegário por três mandatos, Natal José Fernandes, hoje com 81 anos foi homenageado com a medalha “Desembargador Hélio Costa”.
Natal José Fernandes, recebeu a medalha e um diploma das mãos da juíza diretora do Fórum da Comarca de Presidente Olegário, Dra. Graziella Maria Queiroz Franco Peixoto.
A cerimônia foi realizada no Salão de Júri da Comarca. A homenagem é prestada a cada dois anos. A medalha é concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais com a indicação do homenageado feita por comissão especial formada por representantes, do Executivo Municipal (prefeito Lico), Poder Legislativo (Presidente Foguinho), OAB (Dr. Baltazar Xavier da Cunha), Ministério Público (Dra. Luana Cimetta) sob a presidência da Direção Administrativa do Foro da Comarca Dra. Graziella Maria Queiroz Franco Peixoto.
A juíza Graziella Maria de Queiroz Franco Peixoto discursou ressaltando as qualidades do homenageado, citado como exemplo de servidor, professor e homem público quando prefeito do município agradeceu ao senhor Natal José Fernandes pelos serviços prestados a população.
Informou aos presentes as qualidades daquele que empresta seu nome à medalha. Hélio Costa, hoje com 97 anos de idade, é desembargador de Justiça aposentado e atual superintendente da memória do Judiciário Mineiro. Entre outras atribuições na ativa, ele presidiu o Tribunal de Justiça de Minas, bem como foi corregedor no mesmo órgão.
O homenageado Natal José Fernandes um emocionante pronunciamento. Natal fez vários agradecimentos a pessoas que impulsionaram sua jornada profissional, destacou sua esposa Dona Joana, companheira de todos os momentos, enfatizou e estreitamento que a família tem com o judiciário. Destacando algumas de suas filhas que trabalha no TJMG sendo servidores de carreira, o genro desembargador Nelson Messias, e vários netos que estão cursando direito.
O homenageado relembrou os momentos difíceis quando assumiu o cargo de prefeito nos anos 60. “Naquela época era muito difícil administrar porque não tínhamos recursos, mas posso destacar que na minha gestão conseguir abrir e recuperar mais de 4mil Km de estradas, construir escolas e pontes” disse Natal.
Natal também fez referencia a criação do pólo centro nos 70 e 80 quando teve a criação da colônia gaucha no chapadão de Ponte Firme. “Graças a esse pólo centro, hoje Presidente Olegário é respeitada na produção de grãos e é uma geração de renda para o município” destacou o homenageado.
Participaram na platéia autoridades como prefeito de Lagoa Grande Zé Francelino, vereadores de Presidente Olegário, César do Chiboca, Nego e Tõe Camargos, advogados, serventuários da justiça, familiares e convidados para o evento.
Natal recebendo a medalha da juiza Dra. Grziella

Natal recebendo o diploma que acompanha a medalha da juiza Dra. Grziella

Mesa com as autoridades, da esq/direita: Dra. Luana Cimetta (promotora), Dr. Joamar Gomes (juiz da Comarca de
Patos de Minas), desembargador Nelson Messias de Morais, Dra. Graziella (juiza Comarca Presidente Olegário),