01/04/2009 - Município de Presidente Olegário registra queda de 9% na arrecadação em 2009

A arrecadação do município de Presidente Olegário apresentou números preocupantes nos dois primeiros meses deste ano. O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que são as principais receitas do município registraram queda de 9% nos meses de janeiro e fevereiro de 2009.

O ICMS teve queda de 9%. Nos dois primeiros meses de 2008, a Prefeitura de Presidente Olegário arrecadou R$ 887.596,56. Este ano, no mesmo período, a arrecadação caiu para R$ 804.512,24. Uma queda de R$ 83.084,32

O FPM também a queda foi de 9%. De R$ 1.211.718,73 arrecadados em janeiro e fevereiro de 2008, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios caiu para R$ 1.181.581,47 nos dois primeiros meses deste ano. Uma queda de R$ 30.137,26

Nos dois primeiros meses de 2008 entre FPM e ICMS o município arrecadou R$ 2.099.315,29 enquanto que no mesmo período este ano foi arrecadado R$ 1.986.093,47. O município de Presidente Olegário perdeu em arrecadação R$ 113.221,82 nos dois primeiros meses de 2009.

Segundo o prefeito Lico (DEM) a queda é preocupante. “Temos que ter muito cuidado eu tenho conversado com os colegas prefeitos e todos estão preocupados com a queda na arrecadação e o problema é muito sério” disse o prefeito.

Lico acrescentou que Presidente Olegário tem uma particularidade a mais. “Recebemos o município com dívidas e logo veio a queda no ICMS e FPM onde perdemos mais de R$ 113 mil, por isso estou economizando o máximo para não colocar a Prefeitura em mais dificuldades” declarou Lico.

De acordo com o prefeito Lico a economia esta atingindo todos os setores da administração. “Só não estamos economizando na área de saúde e educação que são prioridades número um” destacou Lico.

O prefeito, ainda salientou que não é possível fazer uma projeção mais segura da arrecadação do município no ano de 2009. Ele esclareceu também que a queda na arrecadação é fruto da crise mundial e afeta, não só Presidente Olegário, mas todas as Prefeituras do país.

“Vamos aguardar o decorrer dos dias para ver qual o rumo que a crise vai tomar para tomar providências e ver quais os investimentos que podemos fazer, mas paralelo a isso nós estamos buscando recursos” comentou o prefeito Lico.

Lico disse que a Prefeitura tem vários projetos em diversas áreas no governo de Minas e governo federal que podem sair a qualquer momento. Segundo ele vão liberados recursos para aquisição de patrol nova do governo federal conseguida através do Silas Brasileiro (Secretário Executivo Ministério da Agricultura) e uma ambulância nova conseguida pelo deputado estadual Elmiro Nascimento. “Temos que segurar para pagar as dívidas e para contrapartida” acrescentou o prefeito.

Para o prefeito assim que a crise financeira normalizar muitas obras importantes serão feitas para o povo de Presidente Olegário.

Foto 1 – Vista da Sede da Prefeitura Municipal de Presidente Olegário
Foto 2 – Prefeito Lico