09/12/2010 - Liberado recursos para construção da Ponte do Pissarrão

O vereador Osmar Pinto Coelho, prefeito Lico e o deputado estadual Dr. Hely Tarquínio estiveram em novembro na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP) João Fleury para reivindicarem a construção sobre a Ponte do Córrego Pissarrão no município de Presidente Olegário. A ponte caiu a mais de mês e está dificultando o escoamento da produção para os produtores rurais.

Na audiência ficou acertado a liberação da ponte para a região do Pissarrão com isso não será feito um paliativo já que a nova ponte será em curto prazo. A ponte com 13 metros de comprimento e 4 de largura será construída com uma nova tecnologia para construção de pontes que o Governo de Minas implantou.

A novidade do projeto está na forma em que o tabuleiro, a pista de rolamento por onde os carros trafegam, é montado. O tempo de execução do mesmo é reduzido em 70% e a economia pode chegar a 45%.

A nova tecnologia é desenvolvida com placas de concreto pré-moldadas, associadas a vigas metálicas que proporciona maior agilidade na execução, gerando economia de tempo e de custos nas construções deste tipo de obra.

Após o trabalho de colocação das vigas metálicas, que dão sustentação à ponte, com a ajuda de uma retroescavadeira poucos operários concluem o tabuleiro, de forma simples e rápida. O confinamento das placas pré-moldadas permite que a estrutura do tabuleiro se some à estrutura de todo o vigamento, por meio do grauteamento, concretagem, transformando a peça em uma única estrutura.

À medida que as placas são dispostas, a própria máquina trafega pela estrutura pronta, permitindo que as demais peças sejam descarregadas. Se adotado, também, o complemento guarda-corpo, é possível, após a colocação de todo o tabuleiro, a sua instalação com apenas uma hora a mais de trabalho.

Para o vereador Osmar o empenho do deputado Dr. Hely Tarquínio, do prefeito Lico para resolver o problema na região do Pissarrão foi fundamental. “A ponte do Pissarrão passando pela Rocinha será construída graças ao esforço dessas autoridades, dando trafegabilidade a todos, temos que trabalhar, cada vez mais, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do nosso município” declarou o Osmar.

Também foi entregue ao deputado reivindicação assinada pelo prefeito Lico e o vereador Antônio Camargos, solicitando recursos para cobertura da quadra de esportes e construção de vestiário no Bairro Barro Preto. No mesmo documento foi solicitado o pedido da cobertura das quadras de esportes do Distrito de Galena e Povoado de Bela Vista.

Na foto – Vereador Osmar, deputado Dr. Hely Tarquinio e o prefeito Lico