14/11/2019 - Fechamento da Escola Estadual Tonico Batista é discutido na 9ª Reunião Ordinária na Câmara Municipal

Na última quarta-feira (13), aconteceu na Câmara Municipal a 9ª Reunião Ordinária do ano de 2019, que teve como tema central o possível fechamento da Escola Estadual Tonico Batista, que há 54 anos vem fazendo parte da história de Presidente Olegário, atuando na educação básica (Ensino Fundamental).

Várias pessoas estiveram presentes na reunião reivindicando ao Legislativo Municipal o não fechamento da escola, que possuí cerca de 100 alunos e 27 funcionários, dentre eles concursados e contratados. Pais, alunos, funcionários, representantes do Sind-UTE-MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) da sede de Patos de Minas, representantes da sociedade, e também o Superintendente de Ensino de Patos de Minas.

Com o fechamento da escola, alunos seriam deslocados da respectiva escola e transferidos para demais escolas, que não possuem os mesmos programas educacionais como o Tempo Integral, gerando transtornos para pais, alunos e até funcionários desempregados.

Durante a reunião várias pessoas pediram a palavra em Plenário para discutir e apresentar acerca do fechamento da escola. Dentre eles o Superintendente de Ensino Carlos José Coimbra, dando esclarecimentos sobre o ocorrido e mostrando o seu posicionamento negativo sobre o fechamento.

O representante do Sind-UTE Ricardo Gonçalves explanou sobre o fechamento e a terrível perca que o munícipio tem a perder. A mãe de um aluno Bruna Aparecida Teixeira colocou seu apelo diante do legislativo, pois a mesma com o fechamento não tem onde deixar suas crianças, podendo até perder seu sustento para ficar com os filhos que não poderão usufruir mais do programa ofertado pela escola.

Representantes da sociedade como André Ferreira e Manoel de Deus Pereira Assessor Parlamentar dos Deputados Weliton Prado e Elismar Prado, colocaram seus questionamentos sobre o impedimento da escola continuar funcionando, e mostrando que com o fechamento o munícipio tem muito ao que perder.

Os Vereadores também manifestaram sua indignação e insatisfeitos com o acontecimento, assinaram um Ofício de Repúdio contra o fechamento da Escola Estadual Tonico Batista, para envio urgente ao Governador Romeu Zema. E colocaram-se a disposição para ajudarem no não fechamento da escola.

Além disso, ao início da reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde, como o Enfermeiro Fábio dos Reis Ferreira, César Júnior Batista e a Secretária de Saúde Clênia Cecília Coelho Braga, falaram sobre o novo credenciamento que será feito na UBS do Bairro Mateus Caixeta, mostrando os benefícios e a agilidade nos atendimentos com a nova unidade.

Ao final da reunião com o tempo esgotado os vereadores aprovaram apenas um projeto de Autoria da Mesa Diretora:

• Projeto de Lei n° 029/2019 do Legislativo: Autoriza a abertura de crédito adicional suplementar e faz suplementação de dotação da Câmara Municipal de Presidente Olegário – MG e dá outras providências.

Autor:  Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Presidente Olegário.