14/02/2012 - Estudante da Escola Estadual Padre André é Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Os estudantes da rede pública de Presidente Olegário novamente se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No resultado da 7ª edição da Obmep, divulgado nesta segunda-feira (13), Presidente Olegário conseguiu uma medalha de ouro e duas de bronze. Presidente Olegário também ganhou 20 menções honrosas.
A aluna Ana Lídia Rodrigues Martins da Escola Estadual Padre José André Caldeira Coimbra conquistou a medalha de ouro da mesma escola Sara Fonseca Leite e Felipe da Silva Pereira ficaram com o bronze.
As menções honrosas foram conquistadas pelos alunos da rede estadual e municipal. A Escola Estadual Padre José André Caldeira Coimbra, ficou com 10 menções com os alunos: Alisson Silva Vieira Tiago Rodrigues Coelho, Thiago Martins Silva, Murilo Rodrigues Gervásio, Gustavo Diniz Silva, André Fontebassi Amorim Silva, Vitor Rodrigues Fernandes, Welles Júnior Oliveira, Lucas Rodrigues Queiroz e Murilo Pereira Caixeta.
Já a Escola Municipal Professora Carmem Celina obteve oito menções honrosas com: Misael Souto Pacheco, Lucas André Mendes, Paula Nunes dos Santos, Leonardo Fabrício Rodrigues Silva, Lara Fernandes Rodrigues, Wesley Diego de Sousa, Otávio Gonçalves Trigueiro e Leonardo Rodrigues Braga.
A Escola Estadual Ponte Firme, do Distrito São Pedro da Ponte Firme asseguram duas menções honrosas com os alunos Samuel Davi de Lima e Rubia Helena Machado.
Minas Gerais foi o estado de mais destaque na Olimpíada pela quinta edição seguida. Os estudantes mineiros conseguiram 111 medalhas de ouro, 248 de prata e outras 457 de bronze. No total, o Estado conseguiu 816 medalhas, ficando em primeiro tanto em número de medalhas de ouro quanto no número total de medalhas. Além das medalhas, Minas Gerais ganhou também 8.110 menções honrosas.
Inscrições Obmep 2012
Estão abertas até o dia 30 de março as inscrições da primeira fase da 8º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas. As inscrições deverão ser feitas pelas escolas, mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da competição. (www.obmep.org.br). Na primeira fase, a escola deverá indicar na ficha, apenas, o número total de alunos inscritos em cada nível.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)
A Obmep é uma competição do conhecimento que chega praticamente a todos os municípios brasileiros. Na 7ª e última edição, realizada em 2011, a Olimpíada registrou a participação de 98,9% dos municípios brasileiros, em um total de mais de 44,6 mil escolas e 18,7 milhões de estudantes.
A Obmep é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.
Além das medalhas, os alunos que conquistaram medalha de ouro, prata, bronze e menções honrosas na 7º edição da Obmep irão participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), a iniciativa tem duração de um ano e as atividades do programa envolvem tanto encontros presenciais quanto a participação em um Fórum Virtual que possibilita o contato, via internet, com estudantes de todo o país que se interessam por Matemática. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Cientifica Jr., concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A competição tem entre seus objetivos, estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas. Além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A Obmep é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Fonte: http://www.obmep.org.br.

Foto: Reprodução TV Presidente.