12/01/2009 - Eleição – Zélia Queiroz é a primeira mulher a presidir o legislativo olegarense

Desde que foi criado em 1947, o Poder Legislativo de Presidente Olegário sempre foi presidido por homens. Neste ano, na 16ª Legislatura (2009/2012) a seqüência foi interrompida com a vitória da vereadora Zélia Queiroz (DEM) para a presidência da Câmara.

A eleição de escolha da nova presidente aconteceu no dia 1º de janeiro de 2009 logo após a posse dos vereadores e do prefeito Lico e vice Tião Bento. Duas chapas disputaram a presidência à vereadora Zélia Queiroz venceu a disputa contra o vereador Januário Dentista (PV) por um voto de diferença. Como não existe o voto secreto na Câmara Municipal podemos conhecer os votos dados a cada candidato. A vereadora Zélia Queiroz votou nela mesma acompanhada dos votos dos vereadores César do Chiboca, Foguinho, Geraldo Professor e Ronaldo Gustavo. O vereador Januário Dentista votou nele mesmo acompanhado dos votos dos vereadores Antônio Camargos, Nego e Osmar da Casa de Peça. Totalizando cinco votos para a vereadora Zélia Queiroz e quatro votos para o vereador Januário Dentista.

Em seu discurso como presidente Zélia Queiroz visivelmente emocionada destacou a importância da mulher na política. “Para mim é uma honra poder representar o povo olegarense e principalmente a mulher na Casa de Leis” destacou Zélia Queiroz.
A presidente eleita e empossada disse ainda que estará trabalhando junto com o povo e autoridades para fazer uma Presidente Olegário melhor.

Já o vereador Januário Dentista destacou a democracia da política e disse que a disputa faz parte do poder democrático de direito. “Estamos prontos para trabalhar para a comunidade o que for bom para o município estaremos apoiando” declarou Januário Dentista.

Veja como foi à composição das chapas
A Chapa 1 (VENCEU) composta pelos seguintes vereadores:
ZÉLIA QUEIROZ – PRESIDENTE
FOGUINHO – VICE-PRESIDENTE
RONALDO GUSTAVO – SECRETÁRIO

A Chapa 2 foi composta pelos seguintes vereadores:
JANUÁRIO DENTISTA – PRESIDENTE
NEGO – VICE-PRESIDENTE