04/10/2010 - Antonio Anastasia (PSDB) é reeleito governador de Minas Gerais

O candidato Antonio Anastasia (PSDB) foi reeleito para o posto de governador de Minas Gerais. O tucano superou Hélio Costa (PMDB) ao conquistar 6.275.520 votos, ou 62,72% do total válido. Costa obteve 3.419.622 votos (34,18%). Em Presidente Olegário, Anastasia obteve 45,88%, 4.734 dos votos válidos e Hélio Costa teve 52,85% dos votos válidos, 5.453 dos votos válidos.

Anastasia falou à imprensa no comitê do PSDB, na noite deste domingo (3), após a confirmação de sua reeleição. “A minha eleição representa em primeiro lugar, o reconhecimento dos mineiros a um jeito novo de governar, que nós começamos em Minas. Baseado na eficiência, na probidade ética, na responsabilidade. Dizendo não às promessas irresponsáveis, a demagogia e até o populismo. Foi uma eleição então que se pautou muito nisso”, disse.

O governador de Minas ainda completou sua fala: “e eu fico muito honrado, por tanto, que nesse novo jeito, iniciado por Aécio aqui, com a gestão pública, colocada como pressuposto, jamais como fim, mas como pressuposto das políticas públicas, é ago muito importante. A favor do desenvolvimento integrado, das políticas sociais, das políticas econômicas e de integração das desigualdades em Minas. (…) Eu fui muito claro na campanha. Eu quero basear muito na questão da geração de empregos. Essa será minha prioridade”, concluiu.

Pelas primeiras pesquisas, o governador era o segundo colocado na disputa, atrás de Hélio Costa. Com o começo da propaganda eleitoral na televisão e no rádio, Anastasia apresentou um crescimento constante e conseguiu se reeleger ainda no primeiro turno. Alberto Pinto Coelho, do PP, é o vice-governador.

Antonio Augusto Anastasia, de 49 anos, solteiro, assumiu o governo de Minas Gerais após a saída de Aécio Neves, em 31 de março de 2010. É professor de Direito Administrativo e servidor de carreira da Fundação João Pinheiro desde 1985. Ele foi secretário de estado de diversas pastas, presidente da Fundação João Pinheiro. Na esfera federal, foi secretário-executivo dos Ministérios do Trabalho e da Justiça. No primeiro governo de Aécio Neves, de 2003 a 2006, foi secretário de estado de Planejamento e Gestão e de Defesa Social. Em 2006, foi eleito vice-governador.

A campanha

Anastasia é o susbstituto natural de Aécio Neves. No choque de gestão, implantado pelo então governador Aécio Neves, no primeiro mandato, de 2003 a 2006, Antonio Anastasia foi nomeado coordenador do projeto que enxugou a máquina pública e, segundo o governo de Minas Gerais, reduziu o número de secretarias de 21 para 15, entre outras medidas.

O PSDB não apresentou outro candidato à sucessão do governo em Minas nesta eleição. Anastasia foi o nome falado desde o início. Apesar de desconhecido em boa parte do estado, o “professor” Anastasia, como é chamado por muitos, conseguiu se popularizar em Minas após o início da campanha eleitoral no rádio e na televisão. O apoio do ex-governador Aécio Neves também se mostrou importante para a eleição de Anastasia.

Aécio Neves e Itamar Franco, do PPS, foram eleitos senadores nesta eleição. Franco foi outro candidato que contou com a popularidade de Aécio Neves em sua campanha. O ex-presidente da República e o ex-governador de Minas Gerais fizeram uma “dobradinha” em Minas, aparecendo aos compromissos eleitoriais juntos.

Na foto aparece o suplente do senador Aécio Neves, Elmiro Nascimento, vereador de Presidente Olegário César do Chiboca.