Notícias

08/12/2017 - Câmara entrega Título de Cidadão Olegarense e Medalha de Mérito

Homenageados pela Câmara Municipal

Nesta quinta-feira (7), no Plenário Hercílio Trajano, a Câmara Municipal de Presidente Olegário realizou a solenidade de entrega de Título de Cidadão Olegarense e Medalha de Mérito Legislativo. Este ano, a Câmara homenageou personalidades dos mais diversos setores da sociedade, em virtude dos serviços de relevância prestados ao município, e que têm contribuído para o desenvolvimento da cidade.

O presidente da Câmara Municipal, Welson Braga presidiu a sessão. A oração foi feita pelo Padre Preguinho um dos homenageados.

Os nomes dos homenageados foram indicados pelos vereadores e aprovados em plenário, por meio de Projeto de Resolução. Na solenidade, vereadores e convidados fizeram o reconhecimento daqueles que contribuíram, com seu trabalho e dedicação, para o desenvolvimento do município.

A honraria se deve ao reconhecimento do Poder Legislativo de Presidente Olegário a inestimáveis serviços prestados pelas personalidades ao município, e que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

A solenidade de entrega dos títulos e moção de aplausos, teve a mesa composta pelo presidente da Câmara, Welson Braga, prefeito de Presidente Olegário, João Carlos Castilho, vereadores Maria Teodoro (secretária) e Moacir Soares (vice-presidente). Ademais, a solenidade contou com a presença dos demais vereadores.

O título de Cidadão é um título honorífico concedido a pessoas não naturais de um município, mas que lá foram morar ou desenvolveram sua vida. É um reconhecimento da comunidade pelo trabalho e vida de pessoas não naturais de um município, mas que ajudaram no crescimento deste. O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Por outro lado, a Moção é a proposição pela qual o vereador expressa seu louvor, congratulação ou pesar por algum serviço ou ato relevante prestado pelo agraciado.

Os agraciados com a Medalha de Mérito Legislativo, são os seguintes:  Altino Araújo Neto (Altino Fazenda), Dulcelina Corrêa Silveira, Geraldo Martins da Mota (Padre Preguinho), Grupo Santo Antônio, Iolanda Araújo Corrêa, Maria Consolação Pinheiro (Lia do Lico), Maria da Consolação Silva Pinheiro (Lia do Pança) e Pedro Pacheco (Pedrinho Sapateiro)

Os novos cidadãos olegarenses são, Alino Pereira Duarte, Gaspar Ferreira (Gaspar Dentista), Noraldino Antônio Pereira (Noraldino da Copasa) e o deputado federal Weliton Prado. 

Histórico dos homenageados

Título Cidadão Olegarense.

Alino Pereira Duarte, 51 anos, é natural do povoado de Retiro da Roça, município de Lagamar – MG -. É engenheiro agrônomo formado em agronomia pelo Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam -, atualmente é o gerente da Fazenda Dona Nenem onde é plantado um dos melhores cafés do Brasil. Tendo conquistado a premiação por diversas vezes. Autor da homenagem: vereador Januário Dentista.

Gaspar Ferreira, 69 anos, natural de Lagoa Formosa – MG -, É formado em Odontologia pela Universidade de Uberaba – Uniube -. Atuou como cirurgião dentista no Sindicato Rural e Prefeitura de Presidente Olegário e Prefeitura de Lagoa Grande. Hoje aposentado, ainda exerce a profissão como hobby. Autora da homenagem: vereadora Zélia Queiroz

Noraldino Antônio Pereira, 59 anos, natural de Brasabrantes – GO -. Tem o Ensino Médio Incompleto. Mudou-se para Presidente Olegário em 1999, para gerenciar a Copasa – MG -, empresa a qual se aposentou. Autor da homenagem: vereador Markim Araújo

Weliton Prado, 42 anos, natural de Uberlândia – MG, É repórter fotográfico e graduado em Direito Público pela PUC Minas, exerce o cargo de deputado federal pelo segundo mandato. Já ocupou cargo de vereador pela cidade de Uberlândia e duas vezes deputado estadual em Minas Gerais. Autor da homenagem: vereador Januário Elói.

Medalha de Mérito Legislativo

Altino Araújo Neto, 88 anos, natural do Cerrado da Prata município de Presidente Olegário – MG -. Tem a 4ª Série do Ensino Fundamental. Foi vereador entre 1973 e 1977. Sempre trabalhou de forma voluntária pelos menos favorecidos. Há 61 anos é Capitão de Folia. Autor da homenagem: vereador Januário Elói.

Dulcelina Corrêa Silveira, 72 anos, natural de Presidente Olegário – MG -. Professora formada em Pedagogia Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam -. Hoje aposentada na rede pública foi professora nas escolas estatuais Farnese Maciel, Tonico Batista e Padre José André Caldeira Coimbra. Na rede particular foi professora no Colégio Célio Mendes em Presidente Olegário.  Na cidade de Patos de Minas atuou na Escola Estadual Abner Afonso.

Aposentou como diretoria da Escola Estadual Tonico Batista onde se aposentou. Atualmente é presidente do Conselho de Segurança Pública de Presidente Olegário e atua como voluntária em diversas entidades filantrópicas do município. Autor da homenagem: vereador Dada.

Geraldo Martins da Mota (Padre Preguinho), 51 anos, natural de Andrequice, município de Presidente Olegário – MG -. É formado em Filosofia e Teologia pela PUC – Minas -. Tornou-se padre em 1992. Atualmente é o pároco na Paróquia São Sebastião na cidade de Unaí – MG. Autor da homenagem: Presidente Welson Braga.

Grupo Santo Antônio, fundado em 1983, empresa que iniciou em prédio alugado e com um funcionário “Zé da Chica”, na época era Botequim Santo Antônio com o passar dos anos cresceu e hoje, é o Grupo Santo Antônio gerando 130 empregos diretos. Autor da homenagem: vereador Moacir Soares.

Iolanda Araújo Corrêa, 53 anos, natural de Presidente Olegário – MG -, Formada em Magistério e Contabilidade no Colégio Célio Mendes. Começou a trabalhar no Sindicato Rural de Presidente Olegário em junho de 1983. Em 1993 com o surgimento do Senar – Minas, oportunidade que passei a ser mobilizadora dos cursos profissionalizantes no município de Presidente Olegário. Nestes 24 anos, foram realizados 1.500 cursos no município, treinando e oferecendo ao homem do campo, novas oportunidades no mercado de trabalho. Autor da homenagem: presidente Welson Braga.

Maria Consolação Silva Pinheiro “Lia do Pança”, 66 anos, natural de Presidente Olegário – MG -. É formada em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam – e em Pedagogia pela Universidade de Franca – SP -. Professora aposentada e trabalhou nas escolas estaduais Frederico Ozonam (Vargem Grande), estadual de Ponte Firme (Ponte Firme), Padre José André Caldeira Coimbra e Cesec Trancredo Neves em Presidente Olegário, onde aposentou como diretora. Autor da homenagem: vereador César do Sofá.

Maria da Consolação Pinheiro, 64 anos, natural da fazenda Onça, região do povoado de Vargem Grande, município de Presidente Olegário – MG. Tem o Ensino Médio completo. Trabalhou no Cartório de Imóveis do Dr. Castilho, na secretaria da Escola Estadual Padre José Andre Caldeira Coimbra, professora na Escola Estadual Farnese Maciel onde se aposentou como auxiliar de bibliotecas.

Foi primeira dama do município de Presidente Olegário por 4 mandatos na gestão do marido Januário José Pinheiro. Atuava de forma voluntária como primeira dama, nunca recebeu salário do município. Por duas vezes lutou contra o câncer, mas nunca perdeu a fé e esperança de ser curada. Autor da homenagem: Du do Santiago.

Pedro Pacheco, 73 anos, natural de Presidente Olegário. Tem a 4ª Série do Ensino Fundamental, Aos 16 anos de idade começou atuar na profissão de sapataria onde ganho o apelido de “Pedrinho Sapateiro”. Foi vereador em Presidente Olegário entre 1983 e 1988. Aposentado e venceu um câncer de próstata e tireoides nos últimos 7 anos. Autor da homenagem: vereador Pedro Osvando de Castro.

Homenageados pela Câmara Municipal

Alino Pereira Duarte recebendo o Titulo de Cidadão Olegarense do vereador Januário Dentista

Altino Fazenda recebendo a Medalha de Mérito do vereador Januário Elói

Vereador Januário Elói entregando o Título de Cidadão Olegarense ao deputado federal Weliton Prado

Dulcelina Correa Silveira recebendo a Medalha de Mérito do vereador Dada

Gaspar Dentista recebendo o Título de Cidadão Olegarense da vereadora Zélia Queiroz

Vereador Moacir Soares entregando a Medalha de Mérito ao Tõe de Padua e Dona Maria (Grupo Santo Antônio)

Presidente Welson Braga entregando a Medalha de Mérito a Iolanda Araújo Corrêa

Vereador Du do Santiago entregando a Medalha de Mérito a Lia do Lico

Vereador Du do Santiago entregando a Medalha de Mérito a Lia do Lico

Vereador César do Sofá entregando a Medalha de Mérito a Lia do Pança

Vereador Markim Araújo entregando o Título de Cidadão Olegarense ao Noraldino da Copasa

Pedrinho Sapateiro recebendo a Medalha do vereador Pedro Osvando de Castro

Presidente Welson Braga entregando a Medalha de Mérito ao Padre Preguinho